You Are Reading

0

Tipos de cantis e cuidados necessários

Clube de Desbravadores Safari 24 junho, 2010 ,

cantil_militar

Por Átila Santos

Manter-se hidratado é muito importante em uma caminhada, especialmente se for um dia de muito sol. Justamente por isso, um equipamento que não pode nunca faltar em uma mochila é o cantil.

Seja do mais simples, ao mais elaborado, o importante é que ele vai garantir que não falte água durante o passeio.

Quando começamos a sentir sede, nosso equilíbrio hídrico (água) e eletrolítico (sódio e potássio) já foi afetado. Portanto uma regra simples é beber pequenos goles, cerca de 200 ml, a cada 40 minutos, antes que a sede apareça.

Vários são os modelos de cantis disponíveis no mercado, desde os mais tradicionais (tipo “militar”) aos modernos cantis flexíveis. Aliás, estes estão sendo cada dia mais utilizados por ciclistas, escaladores ou caminhantes por um simples fato: possibilita a hidratação sem precisar parar a atividade ou abrir a mochila. Feitos geralmente em material plástico, possuem uma mangueira que sai da mochila e leva a água até a boca da pessoa.
Várias mochilas já vêm com compartimento especial para colocar cantis de hidratação. A Trilhas & Rumos e outras empresas como a Nautika possuem vários modelos de mochilas que permitem o uso de cantil flexível.

Mas fique atento:
Conheça alguns modelos de cantis e escolha o que melhor lhe atenda no seu tipo de atividade.

cantil_hidrat
Cantil Flexivel – Feito em PVC, tem capacidade para 2 litros. Uma entrada de água independente e localizada na parte superior facilita na hora de enchê-lo, mesmo dentro da mochila e em posição vertical. A saída é feita por uma mangueira que, conectada ao cantil, chega até a boca do usuário e permite que ele beba mesmo em movimento. Adaptável a diversos de nossos modelos de mochilas.

cantil_espanhol
Cantil Espanhol – Feito em couro natural, possui revestimento interno em polietileno. Funciona como uma moringa: ao ser molhado o exterior, a evaporação da água refresca o líquido contido em seu interior. Vem com alça trançada para transporte. Recomenda-se sua utilização para apenas um tipo de produto (alcoólico, adoçado ou água) pois com o tempo os aromas podem se fixar. Tem capacidade para 1 litro de água.

cantil Camelo com capa
Cantil Camelo O modelo mais tradicional de cantil existente, é feito em polietileno e não amassa nem enferruja, sendo padrão de várias forças armadas no mundo. Tem capacidade para 900 ml. A capa térmica ajuda a manter a temperatura do líquido.

cantil_nautika_01

Cantil redondo – Feito em plástico PP inodoro, revestido com folha de aço galvanizado e manta de poliéster. Tem capacidade para 1,9 litros.

Essas são algumas dicas de cantis exitentes, procure o melhor para suas atividades e se hidrate bastante.

0 comentários: